Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Brincadeiras, brinquedos, jogos e o papel da ludicidade na educação infantil


É muito importante aprender com alegria, com vontade. Para sneyders (1996, p.36) "Educar é ir em direção à alegria".As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entreterimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica esta distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.
Portanto, é de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos nos processos pedagógicos, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdicas.
Autores renomados como: Vygotsky (1984), Negrine(1994), Santos (1999), Sneyders(1996), Huizinga(1990), Marcelino(1990) e outros abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e na educação. Destacam a formação de profissionais que consideram"o ser criança" e "o bincar" como a fase mais importante da infância e do desenvolvimento humano. Alguns autores relacionam o ludico ao jogo e estudam profundamente sua importancia na educação.
Huizinga(1990) foi um dos autores que mais se aprofundou no assunto, estudando o jogo em diferentes culturas e línguas. Estudou suas aplicações na lingua grega, chinês, japonês, línguas hebraicas, latim, inglês,alemão, holandês, entre outras. O referido autor propõe umaq definição para o jogo que abrange tanto as manifestações competitivas como as demais. O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas absolutamete obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido de tensão, de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana. 
Segundo Piaget(1975), e Winnicott (1975)  conceitos como jogo, brinquedo e brincadeira são formados ao longo de nossa vivência. É a forma que cada um utiliza para nomear o seu brincar. No entanto, tanto a palavra jogo quanto a palavra brincadeira pode ser sinônimas de divertimento.
Jogo - Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento.
Briquedo - objeto destinado a divertir uma criança, suporte de brincadeira.
Brincadeira - ação de brincar, divertimento.
Brincadeira basicamente se refere a ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada; jogo é compreendido como uma brincadeira que envolve regras; brinquedo é utulizado para designar o sentido de objeto de brincar; ja a atividade ludica abrange de forma mais ampla todos esses conceitos. 
Brincando, o sujeito aumenta sua independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza sua cultura popular, desenvolve habilidades motoras, exercita sua imaginação, suas emoções, sua necessidade de conhecer e reinventar e, assim, constrõe seus conhecimetos.            


                                                                      Maria Nazaré Carvalho.

2 comentários:

  1. Nossa!!! Muito bom o artigo, muito informativo, interessantissimo, parabens.

    ResponderExcluir
  2. Está de parabéns pelo Blog. As matérias estão muito boas.

    ResponderExcluir