Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A importância do lúdico na Educação Infantil

        O jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são resultados daquilo que representa as atividades lúdicas, que se reduziram apenas em atividades infantis.
        Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos, o que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Para assumir essa postura precisa-se de sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva.
        Brincar é uma necessidade Básica assim como é a alimentação, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
"As atividades lúdicas são a essência da infância".
Oliveira (1990)

Elenici Santos

3 comentários:

  1. O momento de lazer da criança é fundamental para que ela possa desenvolver suas habilidades através das atividades recreativas.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as atividades lúdicas são essenciais em todo momento da vida, seja ela na infancia, adolescencia, adulta e, até mesmo, na velhice. Quem é que não gosta de brincar? Pois, assim como a água purifica o corpo, o brincar purifica a alma!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo comentário Cleide adorei sua colocação.

    ResponderExcluir